Opa tudo bem? Se você chegou até aqui é por que provavelmente está pensando abrir uma assistência técnica e quer saber se ainda dá tempo e se realmente vale a pena abrir uma assistência técnica em 2021.
Sendo sincero essa é de longe uma das perguntas que mais recebo nos dias de hoje principalmente de iniciantes em conserto de celular que querem abrir a loja logo após fazer um curso.
Por isso hoje eu vou abrir o jogo e falar a verdade sobre se ainda vale a pena abrir uma loja em 2021 ou se você pode estar investindo em um prejuízo.
Vale a Pena Abrir Uma Assistência Técnica Em 2021?
Se você está pesquisando sobre o mercado de manutenção de celular provavelmente já deve ter ouvido milhares de vezes a famosa frase “O mercado de manutenção de celulares é o que mais cresce no Brasil e no Mundo” e blá blá blá.
Calma, eu não estou dizendo que o mercado de manutenção de celular não esteja em constante crescimento e também não estou dizendo que não vale a pena abrir uma assistência técnica.
Porém nem tudo é esse sonho que todos dizem e por isso agora eu vou te explicar algumas que eu queria saber quando comecei.
Mas antes só pra esclarecer o que todos dizem não é uma mentira o mercado de manutenção de celulares está realmente em extrema expansão no Brasil e no mundo.
Porém como você deve esperar um mercado crescendo tanto acaba chamando muito a atenção de muita gente.
E sendo assim além de ter um grande mercado você também tem uma grande concorrência.
Mesmo assim não quer dizer que não valha a pena abrir uma assistência técnica nos dias de hoje porém antes de abrir uma assistência você precisa se atentar a 3 pontos importantes.
1- Seu Nível de Conhecimento
É válido lembrar que se você que abrir uma assistência técnica terá que lidar com concorrentes e sendo assim pode acabar perdendo alguns clientes.
No entanto se eu precisasse fazer uma lista dizendo por que uma assistência perde clientes a primeira coisa seria por falta de conhecimento.
E digo isso por que muitas vezes recebi clientes revoltados com meus concorrentes dizendo que eles fizeram um reparo que não atendia as exigências dele.
Eu sei que pode parecer bobagem mas esses pequenos deslizes podem te fazer acabar fechando as portas.
Por isso antes de abrir a loja de fato é importante que você tenha um bom conhecimento.
Eu sempre recomendo para os meus alunos que antes de abrir uma loja eles iniciem trabalhando em casa.
Isso por que ao trabalhar em casa por algum tempo você terá algumas experiências e conseguiram juntar muito conhecimento.
E eu não estou falando que não é possível juntar esse conhecimento na loja.
Mas acredite em mim quando digo que você não vai querer ter dificuldades assim com uma loja aberta.
E digo isso por que numa assistência técnica você irá precisar fazer muito mais que consertar celular.
Coisas como lidar com funcionários, clientes, manutenção da loja entre outras coisas são tarefas diárias.
Sendo assim não existe nada mais difícil que resolver vários problemas ao mesmo tempo e ainda lidar com a falta de experiência.
2-> Capital Pré Loja
Provavelmente você não ouviu isso em nenhum lugar, mas tenho certeza que irá salvar sua vida.
A realidade é que muita gente não sabe mas assim que você abre uma assistência técnica existe um tempo de maduração do negócio.
Esse tempo é normalmente um período onde você não irá atender tantos clientes.
Isso acontece principalmente por que as pessoas ainda não conhecem a sua loja.
É normal que nesse momento muitas pessoas desistam e digam que não vale a pena abrir uma assistência técnica.
Porém se você estiver preparado para encarar esse momento o que virá depois fará tudo valer a pena.
Mas voltando ao assunto principal é importante que você entenda que esse período dura em média de 3 a 4 meses.
E durante esse tempo você precisa ter um capital guardado para arcar com as contas e despesas dos primeiros meses.
A minha recomendação é que você não abra o seu negócio antes de ter pelo menos 3 meses de aluguel do ponto garantido.
Isso irá lhe dar uma segurança a mais além é claro de uma confiança mais forte para abrir a sua assistência e não desanimar.
3- Escolher Um Bom Ponto Comercial
Esse é sem dúvida nenhuma o conselho que eu queria ter tido quando comecei.
E digo isso por que a primeira assistência técnica que eu abri acabou não indo tão bem…
Na verdade eu acabei falindo por ter feito a escolha do ponto comercial de forma errada e por isso não quero que aconteça o mesmo com você.
Sendo assim antes de escolher um ponto comercial para montar a sua loja preste bem atenção em todos detalhes por que eles são extremamente importantes.
Mas caso você não saiba quais são os pontos importantes na hora de escolher o local para montar sua loja eu gravei um vídeo falando passo a passo como analisar o ponto e saber se é bom ou ruim e para assistir é só clicar aqui.
Mas Enfim Vale a Pena Abrir Uma Assistência Técnica Em 2021?
Agora chega de ficar enrolando e vamos falar sobre se vale a pena abrir uma assistência técnica em 2021 ou não.
E a resposta é com certeza e digo isso por que o conserto de celular ainda é um dos únicos serviços que não podem ser feito de forma online.
Nos dias de hoje você consegue comprar comida, roupas, chamar um taxi e várias outras coisas usando somente o celular.
No entanto para fazer tudo isso você precisa justamente do seu celular e quando ele quebra você precisa ir imediatamente até a assistência mais próxima.
E isso faz com que o ramo de conserto de celular não só cresça cada dia mais como também não tenha uma previsão para morrer no Brasil.
Isso sem contar é claro o fato de que com uma assistência técnica aberta você pode faturar de várias formas além do conserto.
Inclusive recentemente eu postei um vídeo no canal onde falo sobre as 5 fontes de renda de uma assistência técnica e caso você ainda não tenha visto é só clicar aqui para assistir agora mesmo.
Dito isso, eu espero de verdade que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre se realmente vale a pena abrir uma assistência técnica em 2021.
Espero também que essas informações possam te ajudar assim como teriam me ajudado quando eu comecei.
E agora eu te vejo no próximo artigo e até lá!
0 Comentários